top of page

2023.07 - Terceira Pessoa, Penha Garcia

residência artística


Esta residência artística acontece no âmbito do projeto 'IN LOCO' do qual sou uma das participantes - já em Junho entreguei uma primeira contribuição, relacionada com a área de Setúbal e vou agora trabalhar para a apresentação da segunda, desta vez relacionada com a zona de Idanha-a-Nova.


“IN LOCO” caracteriza-se por ser um projeto pluridisciplinar que propõe o desenvolvimento de uma plataforma ‘online’ de acesso universal que permite vários tipos de interações artísticas e educativas em espaços públicos. “O projeto reúne um coletivo de 24 artistas contemporâneos, para a criação de 52 obras multidisciplinares em suporte digital, que relacionem o espaço público (na especificidade de cada lugar) e a criação de objetos artísticos”, explicou Nuno Leão, um dos diretores artísticos da Terceira Pessoa, estrutura de Castelo Branco que desenvolve projetos artísticos,.


Através da materialização de uma plataforma, promove-se uma interação intuitiva entre as obras criadas e o público, permitindo que conteúdos artísticos se relacionem com os espaços, promovendo uma maior visibilidade e alcance, associando o desenvolvimento tecnológico e a arte. “Pelo seu caráter inovador, permite ao público relacionar-se com as obras, por identificação das coordenadas de GPS sem constrangimentos temporais e logísticos, enquanto potencia diferentes campos de experimentação e de conhecimento para a comunidade artística e o público em geral, a descentralização das artes no alcance de novos públicos e a promoção do turismo criativo”.


O projeto 'IN LOCO' vai ter uma primeira apresentação pública no dia 21 de Julho, em Idanha-a-Nova. Darei mais notícias em breve!

31 visualizações
bottom of page