exposição coletiva
Exposição de Gravura e Serigrafia e Open Studio
"Dona fea, velha e sandia - a Mulher nas Cantigas de Escárnio e Maldizer galego-portuguesas"

Este é um projeto que começou por ser de gravura mas que evoluiu para incluir, também, serigrafia.
A convite d'A Base fiz um workshop de gravura com a Ana Natividade que ali coordena as oficinas de gravura e impressão. O meu projeto de 4 gravuras, inicialmente desenhadas em ponta seca sobre chapa de cobre, ganhou vontade própria e evoluiu para duas séries monocromáticas: uma de 10 xilogravuras a partir de contraplacado gravado a laser no FabLab e outra, em serigrafia, com 20 exemplares, que fiz com Aline Besouro que coordena a oficina.
Ambas as séries têm as 4 imagens 'encadernadas' numa edição em papel marmoreado com as cores do Movimento Sufragista que ainda hoje é associado ao feminismo e à Mulher.

Escolhi trabalhar a partir de 4 desenhos que fiz num 'diário gráfico' como apontamentos a partir da dissertação de uma investigadora brasileira - a fantástica Candice Quinelato - com quem, entretanto, consegui trocar preciosas impressões que se refletiram no texto impresso nos cadernos. Os desenhos são interpretações de estereótipos que ela carateriza na sua tese sobre a Mulher nas Cantigas de Escárnio e Maldizer.

Não consegui acabar em tempo útil as xilogravuras por isso, nesta exposição d'A Base, só estarão disponíveis os 'cadernos' com as 4 serigrafias.
dia 8 julho, das 18h às 20h
Exposição de Gravura e Serigrafia no Salão
e Open studio de Verão
A Base Escola de Artes
R. Freitas Gazul 6, Campo de Ourique