top of page

2023.09 - Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, Faial

exposição individual



INAUGURAÇÃO: 27 de Setembro de 2023

ENCERRAMENTO: 8 de Outubro de de 2023


O título da exposição ‘O contorno, a vontade e os limites' é retirado do poema 'Na ilha por vezes habitada’ de José Saramago, em cuja vida - como referiu a sua companheira Pilar del Río nas comemorações do centenário do autor - "sempre houve a intuição de ilha”, bem como "pulsão poética e, também, possibilidade de futuro”. Como se ele adivinhasse que, anos mais tarde, iria viver, escrever e morrer numa ilha.


Quando há dois anos visitei pela primeira vez a ilha do Faial e os Capelinhos, retive as imagens brutais daquele cenário incrível. Essas imagens tornaram-se tão persistentes dentro de mim que, passado mais de um ano, me propus fazer uma exposição neste lugar, sem mesmo saber se tal seria possível.


Ali, nos Capelinhos, parece que assistimos a um confronto entre o velho farol, deixado em ruínas, e o moderno edifício do Centro de Interpretação, soterrado na ´recente´ paisagem vulcânica onde temos a inevitável perceção do tanto que o mar tem vindo a reclamar, paulatina e dissimuladamente, ao que o vulcão então acrescentou. Como se testemunhássemos o nascimento e a morte daquelas pedras. É um sítio absolutamente efémero.


A exposição é inaugurada no dia do 66.º aniversário da primeira erupção do Vulcão dos Capelinhos e integra os 14 desenhos que produzi especificamente para este espaço durante a residência artística que me foi proporcionada e, por isso, reitero o meu agradecimento à Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e ao Centro de Artesanato do Capelo.


Farol dos Capelinhos, Capelo

Faial, Açores


aberto todos os dias, das 9h às 18h.






foto: https://www.visitazores.com

bottom of page