top of page

2024.08 - Museu Geológico, Lisboa

A PROPÓSITO DE PEDRAS - 8 de Agosto, às 15h00

conversa sobre Desenho, acervos e coleções



Luís Lyster Franco, Marco Lopes, António Duarte e Fernando Rosa Dias vão estar à conversa no Museu Geológico, em Lisboa, para falarem sobre Desenho e a sua importância histórica e cultural como forma de comunicação, quer como expressão artística, quer como forma privilegiada no estudo das diversas áreas das Ciências Naturais e da sua importância no desenvolvimento tecnológico e, também, para falarem de acervos e de coleções, e da sua influência, nos dias hoje, junto dos visitantes.


Luís Lyster Franco: visita assídua do Museu Geológico, é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Universidade de Lisboa, especializado em Museologia e Museografia, com doutoramento em Desenho pela FBAUL, Académico Correspondente da ANBA e professor na Escola Passos Manuel;


Marco Lopes: é Diretor do Museu Municipal de Faro, Chefe da Divisão de Cultura, Museus, Arqueologia e Restauro e representante da Associação Portuguesa de

Museologia (APOM) no Algarve;


António Duarte: é licenciado em Conservação e Restauro e sócio gerente da empresa Esgrafito Mural, especializada na conservação, restauro e divulgação de Património Edificado, desenvolvendo actividade nas áreas de pintura mural e estuques decorativos e, em parceria com outros especialistas, nas áreas de azulejaria, talha, escultura e pintura de cavalete; Fernando Rosa Dias, é Professor auxiliar de Ciências da Arte na Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes e investigador do CIEBA. Criou e coordenou o mestrado em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (FBAUL). Coordenação científica geral da revista Convocarte. Coordenação científica do catálogo raisonné de António Dacosta (2010-2019). Tem coordenado vários livros colectivos, tendo publicado como autor: Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940) (2011), António Dacosta — A Tentação Mítica (2016) e Elogio da Poiesis, reflexões teóricas para a prática da investigação em artes (2022). Comissariou a exposição e catálogo: Carlos Porfírio — Diálogo do Modernismo (Museu de Faro, 2019) e Itinerários da Arte Moderna no Algarve - Contributos para uma história (2022). Coordenou vários livros colectivos sobre Investigação em Artes (2010-2016), Imagem (2010), Santa Rita Pintor (Documenta, 2019), entre outros.


IMAGEM: desenho da série 'O contorno, a vontade e os limites' 2023, atualmente em exibição na exposição individual de desenho de Patrícia Magalhães patente no Museu Geológico até dia 16 de Agosto de 2024 (dias úteis das 10h às 18h).

10 visualizações

Comments


bottom of page