top of page

2024.08 - MUSEU GEOLÓGICO, Lisboa

A PROPÓSITO DE PEDRAS - 8 de Agosto, às 15h00

conversa sobre Desenho, acervos e coleções



Luís Lyster Franco, Marco Lopes, António Duarte e Fernando Rosa Dias vão estar à conversa no Museu Geológico, em Lisboa, para falarem sobre Desenho e a sua importância histórica e cultural como forma de comunicação, quer como expressão artística, quer como forma privilegiada no estudo das diversas áreas das Ciências Naturais e da sua importância no desenvolvimento tecnológico e, também, para falarem de acervos e de coleções, e da sua influência, nos dias hoje, junto dos visitantes.


Luís Lyster Franco: visita assídua do Museu Geológico, é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Universidade de Lisboa, especializado em Museologia e Museografia, com doutoramento em Desenho pela FBAUL, Académico Correspondente da ANBA e professor na Escola Passos Manuel;


Marco Lopes: é Diretor do Museu Municipal de Faro, Chefe da Divisão de Cultura, Museus, Arqueologia e Restauro e representante da Associação Portuguesa de

Museologia (APOM) no Algarve;


António Duarte: é licenciado em Conservação e Restauro e sócio gerente da empresa Esgrafito Mural, especializada na conservação, restauro e divulgação de Património Edificado, desenvolvendo actividade nas áreas de pintura mural e estuques decorativos e, em parceria com outros especialistas, nas áreas de azulejaria, talha, escultura e pintura de cavalete; Fernando Rosa Dias, é Professor auxiliar de Ciências da Arte na Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes e investigador do CIEBA. Criou e coordenou o mestrado em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (FBAUL). Coordenação científica geral da revista Convocarte. Coordenação científica do catálogo raisonné de António Dacosta (2010-2019). Tem coordenado vários livros colectivos, tendo publicado como autor: Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940) (2011), António Dacosta — A Tentação Mítica (2016) e Elogio da Poiesis, reflexões teóricas para a prática da investigação em artes (2022). Comissariou a exposição e catálogo: Carlos Porfírio — Diálogo do Modernismo (Museu de Faro, 2019) e Itinerários da Arte Moderna no Algarve - Contributos para uma história (2022). Coordenou vários livros colectivos sobre Investigação em Artes (2010-2016), Imagem (2010), Santa Rita Pintor (Documenta, 2019), entre outros.


IMAGEM: desenho da série 'O contorno, a vontade e os limites' 2023, atualmente em exibição na exposição individual de desenho de Patrícia Magalhães patente no Museu Geológico até dia 16 de Agosto de 2024 (dias úteis das 10h às 18h).

7 visualizações

Comments


bottom of page