top of page

2024.11 - Livro de Artista 'Um Artista da Fome' de Kafka

ilustração / Illustration


2024 é o ano do centenário da morte de Franz Kafka e não há melhor forma de o assinalar do que interpretando um dos meus contos favoritos com uns desenhos inspirados por outros, riscados pelo próprio Kafka (sim, ele também desenhava), e depois inseri-los em duas publicações comemorativas: o 'Livro de Artista' e o 'Conto ilustrado'.


LIVRO DE ARTISTA


Integrado num projeto editorial lançado em 2023 pela Miguel Castro Art Advisor que conta já com 2 colaborações anteriores, este terceiro 'Livro de Artista' tem uma edição limitada a apenas 40 exemplares, incluindo uma tiragem especial de 15 unidades bilíngues, 10 das quais encomendadas pela Embaixada da República Checa.


O 'Livro de Artista' consiste numa caixa totalmente feita à mão por Henrique Lagarto (ver vídeo abaixo) onde, além do conto escrito na versão original por Franz Kafka, em alemão, e da versão traduzida para português por Isabel Franco do Carmo, se inclui uma capa desenhada pelo artista António Faria, um texto introdutório escrito pelo Professor Miguel Meruje e um dos meus desenhos originais… que pode permanecer dentro da caixa ou se pode emoldurar como fizeram os editores da Miguel Castro Art Advisor com o desenho que escolheram (ver foto).


CONTO ILUSTRADO


Acontece que para interpretar 'Um artista da fome' eu me diverti tanto a fazer os desenhos que acabei por ter 64 e não apenas os 40 que seriam necessários para incluir no 'Livro de Artista'.

Pensei também que, quem ficasse com um dos 40 exemplares do 'Livro de Artista' ficaria com um dos desenhos originais mas não teria a possibilidade de conhecer qual a parte do conto que o mesmo interpreta... além de que também não ia conhecer os restantes desenhos que acompanham a história.


Assim, resolvi avançar, em edição própria, com o 'Conto ilustrado' onde a reprodução dos 64 desenhos acompanha a história na versão original alemã e na versão em português. Este pequeno volume de 80 páginas em formato A5 foi produzido com o mesmo papel Munken Pure e com o mesmo tipo de letra que o 'Livro de Artista,' de forma a que possa complementá-lo ou ser adquirido isoladamente.

OS DESENHOS


Os originais foram desenhados ‘alla prima’ a pincel e aparo com tinta-da-china sobre papel 300 g/m2 em formato A5, estão todos numerados, assinados e datados e têm algumas peculiaridades de que falarei quando, em Fevereiro 2025, fizermos a apresentação pública do 'Livro de Artista'.


Brevemente darei mais notícias!







27 visualizações

Comentários


bottom of page